terça-feira, 4 de junho de 2019
Imperador do trono da Festa do Divino.
O Imperador do Trono da Festa do Divino de Alcântara 2019( ao centro). De uma lado está o Vassalo da Espada e do outro o Vassalo da Coroa.
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ALCÂNTARA.
Em Alcântara, o local sagrado da festa é a Sala do Altar. Aqui o exemplo de um rico altar em homenagem ao Divino.
Uma olhada no Altar identifica algumas peculiaridade da Festa.
Tem-se na parte alta a Santa Crôa, vestida de verde (essa foi a cor oficial do Domingo do Meio de 2019). Logo abaixo, um santo vestido de branco (é do festeiro da casa visitada). Este santo foi utilizado na Passeata da quinta-feira da Ascenção, será utilizado na visita do festeiro ao Paço Imperial e um outro santo vestido com a mesma cor foi utilizado quando o festeiro saiu para esmolar (tirar joias).
O terceiro santo está vestido de verde e foi utilizado na passeada desse domingo.
Logo abaixo, tem-se o santo vermelho. O mesmo também é do festeiro e será utilizado na passeada do Pentecoste. Antigamente, esse santo vermelho somente era colocado no altar na passagem do dia do sábado para o domingo de Pentecoste. Era um segredo como estaria vestido o santo para esse dia. Atualmente, essa tradição está sendo esquecida.
Flores e velas também complementam a decoração do altar. As velas deverão permanecer acessas durante todo o período da festa até a reza (cerimônia que finaliza a festa do festeiro).
Como esse altar é do último Paço visitado, observa-se apenas os santos do festeiro e a Santa Crôa. Se a visita estivesse no Paço do Mordomo-Régio, teríamos os santos vestidos de verde dos demais mordomos.
FESTA DO DIVINO EM ALCÂNTARA DO MARANHÃO - DOMINGO DO MEIO 2019.
Estamos no mês junino, entretanto, nesse ano a Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara ainda está acontecendo. Dia 03 de junho de 2019 foi o Domingo do Meio. O imperador saiu, depois da missa solene, a visitar os seus mordomos. O primeiro visitado, como manda a tradição, foi o mordomo-régio. Depois 05 outros Paços foram visitados.
sexta-feira, 31 de maio de 2019
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - ALCÂNTARA.
FIQUE SABENDO QUE:
- Alguns historiadores afirmam que foram os imigrantes açorianos que teriam levado o Culto festivo do Divino para Alcântara, no Maranhão.
- No Arquivo Histórico Ultramarino, constam petições do então governador do Maranhão, Albuquerque Coelho de Carvalho, ao Rei Afonso VI, para que se enviem, para o Maranhão, casais das ilhas dos Açores e Madeira e alguns presos.
- A partir de 1618, chegaram grupos de casais (duzentos em média) com o objetivo de “formar a população do lugar”.
quinta-feira, 30 de maio de 2019
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ALCÂNTARA (MA)
Fique sabendo
- O Dia de Pentecoste acontece 50 dias depois da Páscoa. Neste dia, temos a passeata do Império, pela manhã, o almoço do Império, a procissão da Santa Crôa e a leitura do Pelouro.
- 40 dias depois do Sábado da Aleluia, na quarta-feira antes da quinta-feira da Ascensão, tem inicio a Festa do Divino, em Alcântara. Nesse dia é erguido o mastro do Imperador ou da Imperatriz.
- O festejo tem a sua origem remonta às celebrações realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era homenageada com banquete e distribuição de esmolas aos pobres.
- A devoção ao Divino floresceu nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores.
- No Maranhão, o culto ao Divino Espírito Santo provavelmente teve início com os colonos açorianos e seus descendentes, que desde o início do século XVII começaram a colonizar a região.
- Em meados do século XIX, a tradição da festa do Divino já fazia parte da vida religiosa da população católica da cidade de Alcântara.
- Mesmo sendo uma festa realizada, com muito empenho, pelas classes mais humildes, a mesma tem uma característica peculiar: mesas fartas, indumentárias ricas, altares (ou tribuna) suntuosos.
- Em Alcântara, toda a comida (doces variados, torta de camarão, galinha, pato, vatapá, saladas, peixe cozido e frito e outras iguarias) e bebidas (Chocolate ao ovo, cerveja, licor, vinho) são distribuídos gratuitamente aos participantes,
- Em Alcântara, o local sagrado é a Sala do Altar. Em São Luís, nas casas de culto afrodescendente, esse lugar sagrado chama-se de Tribuna.
quarta-feira, 29 de maio de 2019
Assinar:
Postagens (Atom)