Em Alcântara, o local sagrado da festa é a Sala do Altar. Aqui o exemplo de um rico altar em homenagem ao Divino.
Uma olhada no Altar identifica algumas peculiaridade da Festa.
Tem-se na parte alta a Santa Crôa, vestida de verde (essa foi a cor oficial do Domingo do Meio de 2019). Logo abaixo, um santo vestido de branco (é do festeiro da casa visitada). Este santo foi utilizado na Passeata da quinta-feira da Ascenção, será utilizado na visita do festeiro ao Paço Imperial e um outro santo vestido com a mesma cor foi utilizado quando o festeiro saiu para esmolar (tirar joias).
O terceiro santo está vestido de verde e foi utilizado na passeada desse domingo.
Logo abaixo, tem-se o santo vermelho. O mesmo também é do festeiro e será utilizado na passeada do Pentecoste. Antigamente, esse santo vermelho somente era colocado no altar na passagem do dia do sábado para o domingo de Pentecoste. Era um segredo como estaria vestido o santo para esse dia. Atualmente, essa tradição está sendo esquecida.
Flores e velas também complementam a decoração do altar. As velas deverão permanecer acessas durante todo o período da festa até a reza (cerimônia que finaliza a festa do festeiro).
Como esse altar é do último Paço visitado, observa-se apenas os santos do festeiro e a Santa Crôa. Se a visita estivesse no Paço do Mordomo-Régio, teríamos os santos vestidos de verde dos demais mordomos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário