Cozinha da Festa do Divino em Alcântara do Maranhão.
O licor de jenipapo é a mais famosa bebida da Festa do Divino em Alcântara. Nos meses de outubro e novembro a fruta está no ponto de ficar em fusão. Em janeiro e fevereiro, geralmente, as famílias que irão fazer festa começa a produzir o licor de jenipapo. Em maio, quando a bebida é servida, essa está num excelente estado de maturação - gosto e aroma apurados e característicos.
Um Mordomo Baixo, em média, produz de 80 a 100 litros de licor. O Mordomo-Régio, de 100 a 120 litros e um Imperador de entorno de 200 litros. Antigamente, antes do advento da cerveja, essa bebida era muito consumida, hoje, entretanto, poucas pessoas já consumem a mesma na festa. Os que mais procuram o licor são os turistas. Os licores mais servidos são: jenipapo, cravo, caju, maracujá, tamarindo, canela, murici.
Licor de Jenipapo.
1- Coloque o Jenipapo picado num vidro escuro e complete com cachaça cobrindo todo o conteúdo
2- Deixe o Jenipapo em fusão por três meses.
3- Coloque o jenipapo num penela grande, acrescente água e leve ao fogo até a fruta fica macia
4- Coar o líquido num pano limpo e fino
5- Repita os passos 3 e 4; enquanto o líquido for escuro e tenha gosto e aroma da fruta.
6- Coloque numa panela grande 01 (um) Kg de açúcar (dependendo da quantidade do líquido obtido da fervura da fruta). Se deseja um licor mais adocicado, acrescente mais açúcar.
7- Coloque meio copo de água (copo americano) no açúcar e deixe ferver até forma uma calda grossa, próxima ao ponto de açucara.
8- Despeje o líquido da fruta no açúcar, mexa bem, deixe ferver.
9- Deixe o licor esfriar.
10- Acrescente aguardante de cana - a gosto.
11- Coloque o licor num vidro e feche bem. Serva o licor em pequenas copos de vidro.