sexta-feira, 19 de novembro de 2010
ALTAR DO DIVINO
Cada festeiro "arma" o seu próprio altar do Divino na casa onde está fazendo a sua festa.
A cor do altar é escolhido pelo festeiro, sendo que a cor verde é preferencialmente utilizada pelo Mordomo-Régio e a cor vermelha apenas pelo Imperador.
Os altares são armados até antes da quinta-feira da Ascenção do Nosso Senhor.
O Mestre Antonio é um dos mais famosos, junto com Zelão, artesões que armam altares para a Festa de Maio (como é chamada a festa em Alcântara).
Quando o altar está pronto é feito uma salva de foguetes para anuciar acontecimento.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
MORDOMO ESMOLANDO PELA ALELUIA NAS RUAS DE ALCÂNTARA DO MARANHÃO
Depois de Sábado da Aleluia os Mordomos e o Imperador do Divino vão percorrer as ruas da cidade pedindo esmola (jóia) para os moradores de Alcântara. O primeiro a pedir esmola é o Imperador, depois o Mordomo-Régio e por último os demais mordomos do Divino.
O batalhão do Mordomo-Régio é composto de duas bandeirinhas e o bandereiro que leva a bandeira Verde - a frente do batalhão. Duas Caixeiras do Divino acompanham o grupo com o toque de suas caixas.
O batalhão do Imperador é formado do bandeireiro que leva a bandeira Vermelha do Império, três caixeiras e três bandeirinhas.
Os demais Mordomos não possuem bandeirinhas, nem bandeireiro, e na maioria das vezes, não possuem caixeiras.
Outro personagem importante é o Vicentino, normalmente é uma criança que acompanha o cortejo levando uma sacola para colocar os donativos.
A imagem do Divino e a Salva para colocação das jóias são elementos, também, indispensáveis.
As pessoas que carregam o Santo e a Salva devem está vestindo branco, além de ser colocado uma toalha de renda nos mesmos, no sentido diagonal do ombro esquerdo para a parte de baixo do braço direito.
Outras pessoas, como os parentes do festeiro, acompanham o cortejo.
Quando um festeiro chega à casa de outro festeiro, este recebe o companheiro com uma salva de foguetes, incenso de igreja e fazem a troca dos santos, na porta de entrada da casa.
O festeiro visitante é recebido com bebidas, doces, licor e lhe é ofertando uma jóia.
Quando o visitante é o Imperador ou o Mordomo-Régio, as suas caixeiras, as bandeirinhas e o bandeireiro fazem uma homenagem ao visitado com cânticos, toque de caixas e danças.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
DIVINA COROA
DIVINO VERMELHO
domingo, 14 de novembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)